Pra quem busca uma vida mais saudável, incluir a atividade física na rotina é uma das primeiras atitudes a serem tomada.

Além de prevenir várias doenças, como: diabetes, osteoporose, alguns tipos de câncer, doenças cardiovasculares e obesidade, a prática de atividade física também garante benefícios psicológicos. De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade de Dallas, nos Estados Unidos, a prática de 21 minutos diários de exercícios físicos consegue combater a depressão, pois liberam hormônios que tem efeitos semelhantes aos dos antidepressivos.

Mesmo com tantas evidências dos benefícios provenientes da prática de atividade física, muita gente ainda resiste a se exercitar. De acordo com o ministério da Saúde, 45,9% dos brasileiros não praticam nenhuma atividade.

Em pesquisa divulgada em 2013, a Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou que a inatividade será a causa de 23,3 milhões de óbitos no planeta.

A prática de atividade física deve ser sempre indicada e acompanhada por profissional qualificado. A prática sem orientação aumenta o risco de lesões e acidentes.

Vamos nos exercitar!

“A atividade física é definida como qualquer movimento corporal, produzido pelos músculos esqueléticos, que resulte em gasto energético maior que os níveis de repouso” (CASPERSEN et alii,1985).