Equinodermos

Como são os equinodermos?

Os equinodermos são animais triblásticos, celomados, deuterostômios, com simetria bilateral na fase larval e simetria radical quando adultos neles, não há uma cabeça diferenciada. Apresentam como característica exclusiva o sistema ambulacrário.

Em muitas espécies há espinhos, daí o nome do filo (equino = espinho, derme = pele).

Os animais desse filo são exclusivamente marinhos e bentônicos.

Há cinco classe: a dos asteróides (como as estrelas-do-mar), a do equinóides (como os ouriços-do-mar e as bolachas-da-praia), a dos holoturoides (como os pepinos-do-mar), a dos crinoides (como os lírios-do-mar) e a dos ofiuroides (como os afiúros).

O sistema ambulacrário

O sistema ambulacrário é uma característica típica do filo equinodermos. Esse sistema é formado por um conjunto de canais, ampolas e pés ambulacrários, cheios de água do mar, que permite o lento deslocamento do animal.

O esqueleto dos equinodermos

Os equinodermos apresentam um forte esqueleto interno, formado por placas calcárias, nas quais se prendem espinhos fixos ou móveis, curtos ou grossos e longos. O esqueleto é todo recoberto por uma fina e transparente epiderme.

Os sistemas

A anatomia interna dos equinodermos é muito simples, pois as funções de trocas gasosas, excreção e distribuição de nutrientes para os diversos órgãos é feita por difusão, através do liquido que preenche as lacunas celomáticas e da água que circula o sistema ambulacrário. Embora simples, o sistema digestório é completo. Nas estrelas-do-mar, a digestão é extracelular e extraintestinal, sistema nervoso é simples; há também órgãos sensoriais simples.

A reprodução dos equinodermos

Os equinodermos são animais de sexos separados, de fecundação externa e desenvolvimento indireto.

Os equinodermos têm boa capacidade de regeneração, o que nas estrelas-do-mar, por exemplo, pode significar uma reprodução assexuada. O corpo fragmentado em dois ou mais pedaços pode originar duas ou mais estrelas completas.

Pepinos-do-mar fazem evisceração (expulsão voluntária das vísceras) quando perseguidos por predadores.

 

Bibliografia

Livro de Biologia – Volume único, editora Saraiva. César, Sezar, Caldini.

Compartilhe e aumente suas chances!