Cafés Saint Germain

Conheça a história do café e os diversos sabores disponíveis em nossas lojas

História do Café

O café nasceu na África na região da Etiópia. No início era apenas usado para alimentar os rebanhos durante longas viagens, como uma espécie de estimulante. Da Etiópia, o café foi levado para a Arábia, onde eles tentaram manter o privilégio da planta, já que foram os primeiros a cultivá-la. Depois disso, no século XVI, que foi quando o café começou a ser torrado para consumirmos do jeito que conhecemos, ele foi parar no Egito e logo depois na Turquia.

Na Europa o grão foi chegar apenas um século depois na Itália e Inglaterra, sendo consumido por diversas classes sociais, inclusive intelectuais. Nos outros países como França, Alemanha, Suíça, Dinamarca e Holanda ele chegou depois sendo e só então foi disseminado pelos holandeses ao redor do mundo, pois eles transformaram suas colônias nas Índias Orientais em plantações e junto com franceses e portugueses transportaram o café para a América.

Café no Brasil

O café chegou no nosso país no século XVIII, as primeiras mudas foram plantadas em 1720 na região do Pará. O Sargento Francisco de Melo Palheta foi o responsável pela chegada do grão no Brasil, após uma viagem a Guiana Francesa.

Porém, um século antes da chegada do café, em XVII, o consumo da bebida já tinha virado um habito na sociedade europeia, o qual se expandiu rapidamente para o continente chegado até os EUA.

Foi esse aumento do consumo do café que influenciou a produção do grão no Brasil a partir do início do século XIX, quando começaram a surgir grandes lavouras na Baixada Fluminense e no Vale do rio Paraíba, nas províncias do Rio de Janeiro e São Paulo.

O solo e o clima da região favoreceram a produção do grão, o qual começou a ser exportado para o mercado consumidor da Europa e dos EUA.

A partir de 1837, o café tornou-se o principal produto de exportação do Brasil Império. Os grandes lucros decorrentes da exportação do café enriqueceram os grandes fazendeiros, os chamados “Barões do café”, e sustentaram financeiramente o Império brasileiro.

Tipos de cafés

Conheça os tipos de cafés

EXPRESSO

O café expresso é feito através da passagem de água quente (não fervente) sob alta pressão pelo café moído.

Ele possuí três partes: coração, corpo e espuma, como resultado de uma boa extração sob alta pressão, todos os sabores e substâncias numa xícara de café expresso estão concentrados.

Café coado

O preparo de café coado é, atualmente, o método preferido entre os apreciadores de cafés especiais, por ser simples, bom e eficiente. Ele permite que o café seja melhor apreciado.

O tipo do filtro, temperatura da água e qualidade do grão são características importantíssimas na hora de fazer um café coado.

.

mocha

É feito a base de um terço de café espresso, um terço de leite vaporizado e um terço de chocolate em pó ou calda, tanto do chocolate amargo quanto a versão ao leite.
Também pode ser chamado pelo “nome completo” mochaccino.
É possível encontrá-lo com chantilly ou marshmallow, pulverizados com chocolate ou canela em pó.

.

Capuccino

O cappuccino é preparado com café expresso e leite, sendo muito importante que para a preparação desse café, a textura e temperatura do último item.

Quando o leite é vaporizado, cria uma “microespuma”, conferindo ao capuccino uma textura aveludada, cremosa e brilhante.

Macchiato

Geralmente é servido na xícara de expresso e consiste em um expresso “manchado” com a crema do leite.

No Brasil, é conhecido também como “café com espuminha”. Muitos preferem tomar essa bebida, pois a crema do leite quebra um pouco o sabor intenso do expresso.

affogato

O affogato, sobremesa de origem de italiana, nada mais é do que o sorvete de baunilha dentro de um café espresso.

conheça nossos cafés

tradicionais

Expresso curto

Expresso com ou sem leite

Expresso duplo com ou sem leite

Expresso latté

Machiatto

Capuccino italiano

Capuccino mistura pronta com ou sem creme

Café coado puro ou com leite

Café descafeinado puro ou com leite

especiais

Mocha Capuccino|alcoólico
Coffee Avelã quente|300 ml
Capuccino gelado
Coffee Shake gelado
Ice Capuccino
Affogato gelado

a lenda do café

Conta uma lenda que um dia um pastor da Absínia (atual Etiópia), chamado Kaldi, resolveu levar até um monge conhecido seu, o fruto de uma planta que, segundo ele, deixava o rebanho alegre e disposto quando a ingeriam. O monge intrigado resolveu experimentar uma infusão daqueles frutos amarelo-avermelhados e percebeu que realmente a infusão dos frutos lhe ajudava a ficar mais tempo acordado durante suas meditações. A partir daí o fruto começou a ser utilizado como alimento cru e estimulante, mas ainda demoraria um pouco até que seu uso se disseminasse.

(https://www.infoescola.com/curiosidades/historia-do-cafe/)

Fique de olho na saint germain

Panetone para presentes de natal Curitiba

Encomendas: 3207-6850 especiais Natal Saint Germain Para tornar o seu final de ano ainda mais especial, a Saint Germain disponibiliza 3 sabores de panetones feitos com fermentação natural, para deixar sua ceia ainda mais gostosa ou presentear quem você ama. Venha...

ler mais

Cardápio para festas e eventos

Encomendas: 3207-6850 Cardápio Sanduíche de metro Deliciosos e tradicionais sanduíches Saint Germain para suas festas e eventos! Barcelona Presunto Joman Serrano, azeite de oliva, tomate e rúcula, na baguete especial. Presunto Joman Serrano, azeite de oliva, tomate e...

ler mais
Compartilhe com os seus amigos!