Salsa de ostras defumadas e Papardelle com Bottarga e tomilho por Chef Francisco Koehler Neto

Um prato do restaurante Pescara!

Introdução

Sobre o prato

Ostras levemente defumadas com lascas de carvalho, salteadas em azeite,pimenta moída na hora, salsa fresca e molho pomodoro de tomates frescos orgânicos, guarnecido com Pappardelle fresco de grano duro, salteado com manteiga, tomilho fresco e bottarga (ovas de Taínha desidratada), ralada e fatiada.

Por: Chef Francisco Koehler Neto

Ingredientes

  • 09 unidades de ostra defumada.
    2 colheres de sopa de molho Pomodoro.
    salsinha picada à gosto.
    flor de sal à gosto
    pimenta do reino à gosto.

  • 80gr semolina.
    1 ovo
    20gr manteiga sem sal.
    3 ramos de tomilho desfolhado, e um inteiro para decorar.
    20gr de Bottarga (ova de Taínha desidratada)
    4 unidades de tomate cereja.

Avalie o prato! Preencha a avaliação e concorra a um voucher de R$200,00 para consumir neste local!

Qual nota você dá aos ingredientes do prato?

Qual nota você dá ao sabor do prato?
54321

O preço do prato é justo em relação aos ingredientes?
SimNão

Este prato deve entrar no cardápio?
SimNão

Modo de preparo

Cozer as ostras em vapor por 15 minutos, até estarem bem abertas e firmes. Retirar da casca e colocar para defumar por 01:30 horas com lascas de carvalho. Ver modo de defumação no fim da receita.


Fazer uma massa fresca com a semolina e o ovo. Após esticar a massa em rolo ou cilindro, cortar com uma carretilha ou faca formando o Pappardelle. Saltear rapidamente as ostras defumadas em frigideira com um fio de azeite de oliva, acrescentar o molho pomodoro, a salsinha e pimenta do reino moída na hora à gosto.

Em uma panela com àgua salgada fervente, coloque a massa e após nova fervura, cozer por 10 a 15 segundos. Saltear a massa em frigideira com a manteiga e as folhas de tomilho e um pouco da água do cozimento, mexendo sempre para incorporar bem os ingredientes. retirar do fogo e ralar parte da Bottarga nesse momento, mexendo a massa.

Tostar os tomates cereja em frigideira quente com um fio de azeite, reservar.

Para montar o prato, enrole a massa com o auxilio de um garfo e uma colher grande, formando um ninho, e coloque-o sobre o prato.

Dispôr a salsa de ostras defumadas arrumadas à frente da massa começando e finalizando com os tomates cereja. Decorar a massa com Bottarga fatiada e um ramo de tomilho, e finalizar com flor de sal sobre as ostras.

Para defumação: utilizar uma lata grande e vazia de (milho verde, tomate pelado, etc). abrir totalmente a tampa e fazer 4 furos laterais próximos à base da lata. Furos que caibam a ponta do dedo indicador.

Dentro da lata, colocar as lascas de carvalho e atear fogo com um maçarico e deixar queimar por 2 minutos.

Com 4 camadas dobradas de papel alumínio, fazer uma “tampa” na lata, com um furo igual aos demais no centro. Ao colocar essa “tampa”, irá abafar o fogo da madeira gerando fumaça. colocar então a lata “defumadora” dentro de um forno, ou outro local vedado, e as ostras dispostas em uma grelha ou outra superfície que a deixe exposta à fumaça. manter essa fumaça pelo tempo desejado, já que o tempo de exposição à fumaça, assim como diferentes madeiras, trarão ao preparo aromas e intensidades diferentes.

É importante lembrar que as ostras devem estar cozidas e que as madeiras utilizadas devem ser não resinosas e bem secas, preferencialmente frutíferas, como goiabeira. Com essa técnica de defumação, pode-se ter ervas defumadas, legumes e pães, portanto, divirta-se!

Apresentação do prato:

Confira os novos pratos do Festival Brasil Sabor 2018

Prato Gatropeiro por Anice Ribas Restaurante Sete Gatos Castro PR

Gatropeiro, por Anice Ribas. Um prato do restaurante Sete Gatos Bar! Menu Introdução Sobre o prato Este prato foi elaborado com alguns ingredientes locais tais como o feijão, a couve, a goiaba e o alho plantado. O porco foi criado. E o modo de fazer segue uma...

Nachos Aztecas por Chef Paulo restaurante Taco El Pancho Curitiba PR

Nachos Aztecas por Chef PauloUm prato do restaurante Taco el Pancho!Menu Introdução Sobre o pratoTortillas de milho cobertas com carne e chili. Acompanha guacamole e molho sour cream.Por: Chef PauloIngredientes Molho Guacamole:• 1 abacate grande• 40 g de tomate• 60g...

Tilápia ao molho de ostras por Chef Cajú restaurante Ken Taki

Tilápia ao molho de ostras por Chef Cajú Um prato do restaurante Ken Taki! Menu Introdução Sobre o prato Tilápia frita acompanhada de camarão flambado, brócolis, shiitaki, shimeji branco e alho poró ao molho de ostras. Por: Chef Cajú Ingredientes 300g de tilápia...

Compartilhe e aumente suas chances!