Escolha uma Página

Drogaria Ubiratan

Farmácia Popular

O programa Farmácia Popular favorece principalmente a população que apresenta dificuldades em manter os tratamentos de saúde devido ao alto custo dos remédios.

História

Vivalda Barros de Matos veio de Embu das Artes em 1989, comprou a Drogaria Ubiratan de João Carlos Smagnoto.
Em 1991 vendeu para Irene, ex- proprietária da casa lotérica Trevo Loterias. Já em 1997 adquiriu novamente a Drogaria Ubiratan.

Medicamento Genérico

O medicamento genérico é aquele que contém o mesmo fármaco (princípio ativo), na mesma dose e forma farmacêutica, é administrado pela mesma via e com a mesma indicação terapêutica do medicamento de referência no país, apresentando a mesma segurança que o medicamento de referência no país, podendo este ser intercambiável.

Drogaria Ubiratan

A sua drogaria em Juquitiba!

A Farmácia Ubiratan é coordenada pela Val

Medicamentos Genéricos

Conheça as vantagens
O que são medicamentos genéricos?

O medicamento genérico é aquele que contém o mesmo fármaco (princípio ativo), na mesma dose e forma farmacêutica, é administrado pela mesma via e com a mesma indicação terapêutica do medicamento de referência no país, apresentando a mesma segurança que o medicamento de referência no país, podendo este ser intercambiável. O Ministério da Saúde através da ANVISA, avalia os testes de bioequivalência entre o genérico e seu medicamento de referência, apresentados pelos fabricantes, para comprovação da sua qualidade.

O que são medicamentos similares?

Os similares são medicamentos que possuem o mesmo fármaco, a mesma concentração, forma farmacêutica, via de administração, posologia e indicação terapêutica do medicamento de referência (ou marca), mas não têm sua bioequivalência com o medicamento de referência comprovada.

Como identificar os três tipos de medicamentos existentes no mercado brasileiro: os genéricos, os similares e os de marca?

A diferença está na embalagem. Apenas os medicamentos genéricos contêm, em sua embalagem, logo abaixo do nome do princípio ativo que os identifica, a frase “Medicamento genérico – Lei 9.787/99″. Além disso, os genéricos são identificados por uma grande letra “G” impressa sobre uma tarja amarela, situada na parte inferior das embalagens do produto. É o que estabelece a Resolução RDC nº 47, de 28 de março de 2001.

O medicamento genérico tem o mesmo efeito do medicamento de marca?
Sim. O medicamento genérico têm a mesma eficácia terapêutica do medicamento de marca ou de referência. O medicamento genérico é o único que pode ser intercambiável com o medicamento de referência, visto que foi submetido ao teste de bioequivalência.
Como devem atuar os médicos, no momento da prescrição da receita?
A prescrição com a denominação genérica do medicamento é obrigatória somente no serviço público (SUS). Nos demais casos, ficará a critério do profissional responsável, podendo ser realizada sob nome genérico e/ou comercial.
O médico pode proibir a troca do remédio de marca pelo medicamento genérico?
O profissional poderá restringir a substituição do medicamento de referência pelo genérico (intercambialidade); todavia, esta orientação deverá ser escrita de próprio punho, de forma clara e legível.
Se na farmácia não tiver o medicamento genérico, como o usuário deve proceder?
O usuário deve solicitar ao farmacêutico orientações quanto à substituição do medicamento, conforme a prescrição, ou procurar outro estabelecimento que possua o medicamento genérico prescrito.
Qual a vantagem de comprar o medicamento genérico?

Pela comprovação da boa qualidade do medicamento genérico, atestado pela ANVISA, e pelo menor custo, em relação ao medicamento de referência.

O programa Farmácia Popular favorece principalmente a população que apresenta dificuldades em manter os tratamentos de saúde devido ao alto custo dos remédios. O programa é realizado por meio de transferência de recursos oriundos do Ministério da Saúde.
Medicamentos para hipertensão, contraceptivos e diabetes ficam disponíveis em farmácias e drogarias privadas do país com valores até 90% menores que os cobrados normalmente. Isso não causa prejuízo à distribuição realizada na rede pública ou à implantação de farmácias populares em parceria com governos estaduais, municipais ou entidades filantrópicas.

 

A

Missão

Promover a saúde oferecendo a sociedade de Juquitiba assistência farmacêutica e perfumaria com qualidade, segurança e transparência. Oferecer remédios gratuitos do programa Farmácia Popular.
Z

Valores

  • Agir com integridade e ética, promovendo a saúde da população;
  • Credibilidade: buscar sempre solidez, pontualidade, respeito, honrar compromissos, responsabilidade, transparência e satisfação do cliente;
  • Ser criativo, melhorar e inovar continuamente;
  • Valorizar as pessoas e fomentar o espírito de equipe.
6

Passado

A Drogaria Ubiratan iniciou sua atividades em 1989. Na época, suas instalações eram de madeira, a Val, como é conhecida entre os seus clientes, com muita vontade e garra, inovou e transformou a antiga farmácia em uma moderna drogaria no centro de Juquitiba.

Drogaria Ubiratan

Rua Grafita, 407 – Londrina – PR

(11) 4682-8038

Av. Juscelino Kubitschek de Oliveira, 156
Centro – Juquitiba – SP