Com clima ameno, médias de temperatura de 18ºC, a cidade está situada no Parque Estadual da Serra do Mar, tem relevo tipicamente montanhoso e altitude média de 685 metros.
O município é cercado por uma grande quantidade de nascentes, riachos, cachoeiras e rios com águas cristalinas.
Possui a maior área de Mata Atlântica preservada da Região Metropolitana de São Paulo. Devido a ser área de manancial com preservação de 100% da vegetação nativa, muitos de seus habitantes estão voltados para a produção rural de hortaliças, queijos e produtos orgânicos.
Descubra as maravilhas da natureza!


“Uma ótima opção para ficar longe da agitação de São Paulo e perto de momentos deliciosos, calmos ou mais agitados, com seus amigos ou com a família.”
Tem como padroeira da Cidade Nossa Senhora das Dores, cujo igreja é uma das primeiras da cidade e que tem seu dia de comemoração em 15 de setembro.
As diversas romarias até Caucaia do Alto, São Sebastião, Pirapora do Bom Jesus e Bom Jesus de Iguape, além das festas religiosas e as festas juninas que reúnem o povo com muita alegria, são algumas das muitas atrações do Município.
Com infraestrutura ideal para seus visitantes, tem pousadas, campings, hotéis, lanchonetes, pizzarias, guias e monitores locais para um bom aproveitamento das atividades recreativas e esportivas oferecidas
A cidade também oferece oportunidades para quem procura outras experiências. Nos dias quentes o parque aquático VIVA PARK é uma opção ideal para famílias, e para quem gosta de atividades mais animadas os parques CANOAR e RIO ABAIXO tem atividades de aventura com raftings diurnos e noturnos (descer o rio em botes infláveis), trecking (caminhada por trilhas cercadas de atrativos naturais) e arvorismo, Para passar o dia, feriado ou final de semana.
A cidade também oferece como forte componente cultural o artesanato, com produtos como cestarias, trabalhos em argila, entalhes em madeira, pinturas em tela, fabricação de móveis rústicos, além de bordados e crochês. Muitos destes trabalhos são encontrados na Aldeia do Artesanato, área com diversas lojas que fica ao lado da rodoviária de Juquitiba, sendo assim facilmente localizada.


Ponto de encontros

Em sua área vivem espécies da fauna vida livre, como Tucanos, Arapongas, Saíras, Sabiás, Jacus, Beija-Flores, Saracuras, Pica-Paus, Corujas, Veados, Sagüis, Serelepes, Jaguatiricas, Cotias, Lontras, Ouriços, Teiús e Tatus, entre muitos outros espécimes raros. A cobertura florestal possui Embaúbas, Samambaiaçus, Cedros, Manacás, Tapassuares, Araticuns, Capixinguis, Canelas, Jerivás e até Palmitos Jussara, entre outras espécies muito significativas do ponto de vista ecológico.
E seu espaço disponibiliza serviços de treinamentos, atividades de integração, cursos, palestras, Workshops, Meetings empresariais e confraternizações sociais.
Tudo isso com o objetivo de levar lazer e cultura a todos que a visitam, apresentar à sociedade os povos indígenas, em especial os do Alto Xingu, compartilhar seus conhecimentos e hábitos e reafirmar o valor da Cultura Indígena para os índios e os visitantes.
E em boa parte do município bons hotéis e pousadas com comidas típicas, como o Hotel Juquiti, Pousada Marina Juquitiba, Morada da Lua, Pousada Grande Vida, Hotel Ripabella Juquitiba e Pousada Mel com Pimenta.
